quarta-feira, outubro 11, 2006

Responder com a Vida


É o lema das Comunidades A.C.I. para este ano lectivo de 2006-7.
Isto vem no seguimento do “Volver” de ontem.
A frase em si é tamanha. Porque tudo cabe nela e porque tem um peso brutal.
É sobre isto que vou deitar o meu olhar este ano.
A nossa vida é constituída entre outras coisas – a influencia dos outros e do seus exemplos – por toda a nossa dimensão pessoal e pela capacidade que temos de lhe responder (à vida). Verdadeiramente vive, aquele que responde aos impulsos de vida que tem dentro de si.
A nossa individualidade é feita de todas as carcaterísticas, sentimentos, defeitos, qualidades que temos. Isto faz de nós, alguém diferente de todos os outros, ou até alguém parecido ou semelhante a alguns desses outros.
Verdadeiramente, aquilo que nos distingue, é a resposta que damos à vida. E daí o ser tão importante responder com a vida – com a nossa vida.
Não serei “julgado” por aquilo que sou, mas pelas respostas que dei com a minha vida àquilo que sou.
Para os amigos “católicos”: Um cristão não é aquele que é, entenda-se por estar na posse dos sacramentos, mas aquele que sacramenta a sua vida, respondendo-lhe no dia-a-dia cristãmente.
Para ou outros: Eu valho, não por ser corajoso (característica própria), mas por cada uma das respostas de coragem que dei a um impulso de cobardia. Ou, não serei “julgado” por ser um cobardolas, mas pelas respostas de coragem que consegui dar.
Volver.
A exemplaridade está então nesta capacidade de responder à vida.
Desculpem se estou chato.
Mas a escrever sobre alguma coisa, que seja, sobre o que me ocupa o espirito.

2 Comments:

Blogger DM em Caracas said...

E em cada momento escolher a vida como prioridade...

7:15 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Paulo Canha... Que capacidade de colocar por palavras tantos sentimentos que trazemos a abarrotar no coração! Quem me dera saber fazer o mesmo...
Bjs!!

12:10 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home