segunda-feira, janeiro 23, 2006

eleições

Hoje (22 de Janeiro) escolhe-se aquele que será o nosso presidente da républica nos proximos 4 anos. E é esse que teremos em Belém, a representar o nosso país, sem que represente todos os portugueses, ou seja, sem que todos os portugueses nele se sintam representados. Com as inevitaveis bolsas de falta de representatividade.
Lá fora, na rua, as minhas vizinhas da Madragoa, entre “cala-te sua mijona”, e “minha porca”, vão dando o seu sentido de voto. “eu cá entrei alegre e sai alegre”, votei no Cavaco, estava para votar no “Laussane” mas votei no alegre.
Estas são as eleições presidenciais mais vazias de partidarismo que já assiti. Vejo gente de todos os espectros politicos a votarem no lado oposto da sua “côr” politica. Aquilo que antevejo, aqui, é um alheamento do mundo partidário, no qual o comum cidadão já não confia. Os partidos politicos perdem credibilidade o que leva a que a chamada disciplina partidária se vá perdendo.
Vejo uma esquerda a multiplicar-se, e o bi-partidarismo que se avizinhava nos finais de 80, principios de 90 a ficar cada vez mais distante. Uma esquerda que vai perdendo a sua força.
Fui votar: em Branco. Por disciplina partidária para comigo mesmo, que não me revejo na instituição Presidente da Republica – sou monarquico, por fé, e historicamente os quase 100 anos de regime republicano ainda não me convenceram contra os quase 800 anos em que vi um rei à frente do seu povo.
Se assim não fosse qual teria sido a minha escolha? Sem margem de duvida votaria no Alegre. E votaria nele pelo respeito que ele me merece, coisa que não acontece com mais nenhum dos candidatos. Tirando de fora o Lousã, o decrepito dr. Soares, o Garcia sindicalista, e simples do Jerónimo de Sousa, restava-me o Prof. Silva e o poeta Alegre.
Votaria nele, porque foi o candidato que me pareceu dar o passo num verdadeiro sentido de dever,o prof. Cavaco não tem essa humildade e fidelidade, está lá por si.
Votaria nele – Alegre – pelo seu verdadeiro serviço. O Prof. Cavaco irá pagar com serviço ao pais- não nego - o seu ego.
Votaria Manuel Alegre porque ele tem todas as hipoteses de se perder, e o Dr. Cavaco apenas concorreu com todas as hipoteses de ganhar.
Votaria em Manuel Alegre porque sei que ele perde e volta para o partido e vai continuar a servir o pais e os seus ideais. O Prof. Cavaco na quimerica hipotese de perder, voltaria para o seu pequeno mundo, onde tem estado nos ultimos anos.
O Prof. Cavaco escusou-se às ideias, escusou-se a ouvir. O Prof. Cavaco impõe-se. Fez uma campanha vazia, cheia da sua pessoa e parece que isso lhe basta.
A sua entrevista na RTP, em sua casa, ou seja fora dela, porque nem nos dá a conhecer o seu interior, foi miseravel, era de “malucos do riso”, pareceu-me um programa de humor mau, a que cada momento julguei que ia aparecer a Marina Mota. Vi um homem sem mundo, que não lê, que não vai ao cinema, nem ao teatro. Vi um homem que não dá hipoteses a que o mundo lhe toque. Está longe de tudo, longe da pobreza, da riqueza também, longe da cultura, longe das gentes. Vi um homem que não se dá a si próprio o tempo e o espaço para a mudança, para se pensar, para evoluir. Vi o mesmo cavaco de sempre a esforçar-se imenso, com fracos resultados, para ser mais simpático.
E por fim, Manuel Alegre, tem nivel. E quer queiramos quer não, o cargo merece ter gente com nivel. Tem uma mulher com nivel, tem uma familia com nivel. O Prof. Cavaco, continua a ser um saloio, continua a vestir-se mal – aquele casaco/fato (nem me lembro) de veludo coteleé azul do dia da entrevista diz tudo – como um bancário de filial da Almirante Reis. Já não come de boca berta ou usa meia branca, mas janta na cozinha. A sua “esposa” continua a ser a sua esposa, aquela figura... Ambos permanecem altivos e arrogantes na sua terrível saloice e pequenez.
E eu que sou de direita, nem por um contrapoder ao P.S do nosso primeiro-ministro-de-brincar, votaria nele.
São 17.25 e dentro de duas horas a vitória do Dr. Cavaco é certa. Temos o que merecemos!
Dizem que ele é o melhor que temos, o que mais inspira confiança, Deus queira.
O pior é que as desgraças são como as cerejas, vêm sempre aos pares. Como é habitual, neste nosso povo, onde a memória é curta, a responsabilidade de punir é nula, a preguiça uma realidade e o mais vale com estamos do que arriscar... o Prof. Cavaco vai ganhar mais um mandato em 2010 e vamos tê-lo até 2014. É preciso ter azar.

Ontem ao telefone com a Ana, dada a sua pena por não votar, ainda tentei dar-lhe o meu voto, se ela quisesse votar no Alegre. Ela não quis. E o meu medo não é que ela quisesse votar no “laussane” – lembra-me sempre um ex-seminarista ressabiado que sofreu nas mãos de colegas mais velhos ou a quem o pe. Director extorquia confissões – o meu medo é que ela quisesse votar no Cavaco.

1 Comments:

Blogger Maffa said...

Oh Paulinho... Bebi deste seu post!
Excelente!!

10:41 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home